Ensino remoto desigualdade
SINDOIF IFRS

Artigos de integrantes do Colemarx e de outros grupos marxistas que abordam os debates em torno da educação em tempos de pandemia e do isolamento social

 

PRODUÇÕES COLETIVAS

    

Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional

Luciane da Silva Nascimento, Andreia Gomes da Cruz

 

Enfrentar o negacionismo na volta às aulas presenciais requer um plano nacional voltado para a infraestrutura das escolas e universidades

Roberto Leher

 

O PL 5595 e a educação na mira da guerra cultural da extrema direita

Roberto Leher

 

Um jantar a luz da autocracia burguesa

Roberto Leher

 

Reabertura das escolas:  Eduardo Paes em aliança com os negacionistas

Roberto Leher

 

Enfrentar o negacionismo na volta às aulas presenciais requer um plano nacional voltado para a infraestrutura das escolas e universidades brasileiras

Roberto Leher

 

Da uberização à youtuberização: trabalho docente em tempos de pandemia

Amanda Moreira

Matéria do Jornal O Dia. Opinião

 

Mec anseia pelo retorno presencial das universidades federais: é hora de falar em reabertura?

Amanda Moreira

 

Não ao ensino híbrido nas redes públicas de ensino – Parte 2

Frente Contra o Ensino Remoto/EaD na Educação Básica

 

Não ao ensino híbrido nas redes públicas de ensino

Frente Contra o Ensino Remoto/EaD na Educação Básica

 

Rebaixamento da formação do trabalhador docente: a quem pode interessar?

Frente Contra o Ensino Remoto/EaD na Educação Básica

 

Reabertura das escolas defendida pelo presidente e seu ministro da educação é política de morte

Roberto Leher

 

A universidade e a pandemia: uma reflexão sobre as atividades acadêmicas através de tecnologias remotas na UFF

Gustavo Gomes, José Rodrigues, Kênia Miranda, Marcelo Badaró Mattos, Reginaldo Costa e Regis Argüelles

 

“Pelo futuro agora”: de frente para a tragédia na escola pública 

Jennifer Pereira, Priscila Chaves, Olinda Evangelista, Artur Gomes de Souza

 

Um novo “jeitinho” para justificar o ensino a distância?

Eblin Farange

 

Tecnologias digitais e luta de classes: o desenvolvimento tecnológico e a acumulação de dados não resolvem, mas aprofundam as contradições do capitalismo

Tiago Madeira

 

Relatório de pesquisa Condições e dinâmica cotidiana e educativa da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento provocado pelo coronavírus

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba

 

Pandemic, Genocide and Barbarism: Challenges for Critical Education in Brazil.

Inny Acciolly – UFF e Colemarx

 

Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador

Artur Gomes de Souza e Olinda Evangelista

 

PANDEMIA E BARBÁRIE: Contribuições Freireanas Para a Luta Popular no Brasil

Inny Accioly – UFF e Colemarx

 

O ensino remoto como laboratório do projeto neoliberal: temos alternativa?

Rafael Bellan

 

Manifesto sobre o retorno das aulas na UFC em tempos de pandemia

ADUFC/SINDICATO

 

Janela de Oportunidades? Entidades filantrópicas de origem empresarial oferecem cardápios de soluções para o ensino remoto e o planejamento de volta às aulas

Cátia Guimarães, EPSJV/Fiocruz.

 

Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil Notas para ações táticas emergenciais

 Roberto Leher 

 

Ensino Remoto: Porque dizemos não

Juliana Iglesias Melim e Lívia de Cássia Godoi Moraes

 

Ensino Remoto em tempos de pandemia no RN: manifesto do coletivo de Educação pela Base

Coletivo Educação pela Base

 

Em virtude da pandemia é necessário discutir o Planejamento do sistema educacional: Parecer do CNE sobre as atividades desconsidera as consequências da pandemia e da crise econômica

Roberto Leher

 

Darwinismo social, epidemia e fim da quarentena: notas sobre os dilemas imediatos

Roberto Leher

 

Nota do Conselho Departamental da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará à Comunidade Acadêmica e à Sociedade Cearense: Em defesa da formação de professores com qualidade