EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Coordenação:  Bruno Gawryszewski – brunogawry@gmail.com

As pesquisas entorno dessa temática têm o propósito de investigar a formação da força de trabalho em nível técnico, considerando a interface entre a oferta de cursos e matrículas da educação profissional, as atividades econômicas e o desenvolvimento das forças produtivas.

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POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO REGIME DE COLABORAÇÃO NOS MOLDES DOS ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Coordenação:  Vania Cardoso da Motta – vaniacmotta@gmail.com. Essa temática visa a examinar a concepção e a materialidade dos “arranjos de desenvolvimento da educação” (ADEs), modelo proposto pelos prepostos do empresariado para instituir o Sistema Nacional de Educação. Busca evidenciar mediações, implicações e contradições que envolvem, nessa proposta de arranjos colaborativos, aparelhos privados de hegemonia empresarial, investimentos sociais privados, parcerias público-privadas, consórcios e redes municipais e estaduais de ensino.

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EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E REFORMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenação: Vania Cardoso da Motta – vaniacmotta@gmail.com

Nessa temática buscamos apreender aspectos históricos e conjunturais, universais e particulares desse processo de empresariamento da educação no bloco histórico neoliberal. Trabalhamos com a teoria do valor-trabalho de Marx e com as concepções de Estado ampliado, aparelhos privados de hegemonia e intelectual orgânico em Gramsci, destacando as dimensões centrais desse processo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado. Trata-se de um esforço teórico-analítico de reunir elementos estruturais e superestruturais a fim de dar mais densidade às nossas pesquisas sobre as reformas da educação básica.

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PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Coordenação: Vania Cardoso da Motta – vaniacmotta@gmail.com

Analisa determinações do processo de empresariamento de novo tipo que implicam na intensificação da precarização do trabalho docente na educação básica pública brasileira:  corrói a carreira docente, enfraquece a capacidade política coletiva dos professores e submete o docente a condições cada vez mais precárias de trabalho, promovendo sua desqualificação com vistas a sua requalificação dentro da lógica empresarial.

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REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O ITINERÁRIO FORMATIVO TÉCNICO-PROFISSIONAL

Coordenação: Vania Cardoso da Motta – vaniacmotta@gmail.com

Bruno Gawryszewski – brunogawry@gmail.com

Nesta temática busca-se acompanhar o processo de implementação do novo ensino médio em colégios de redes estaduais, especificamente no tocante ao itinerário formativo técnico-profissional, em sua relação com o mercado de trabalho e a cadeia produtiva local.

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POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: LIMITES E PERSPECTIVAS

Coordenação: Fabio Araújo de Souzaf.asouza@yahoo.com.br

O objetivo dessa temática é examinar os recursos públicos da educação nos sistemas de ensino, analisando a construção orçamentária, a aplicação, o acompanhamento, o controle e o processo de fiscalização dos recursos públicos na manutenção e desenvolvimento do ensino e na educação. No âmbito das políticas públicas de educação, acompanhar os encaminhamentos políticos do Fundeb e de outras fontes de financiamento, tais como a do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do salário-educação.