
*** TESES ***
2023 NOSSA ESCOLA, NOSSAS REGRAS: uma análise libertária das ocupações de escolas Guilherme Xavier de Santana Orientador: Wallace dos Santos de Moraes Reestruturação produtiva da rede estadual do Rio de Janeiro e reprodução da força de trabalho Valeria de Moraes Vicente Moreira Orientadora: Vânia Cardoso da Motta O financiamento da Educação Infantil e dilemas estruturais do Brasil: classe, raça e capitalismo dependente Débora Sabina da Silva Geraldo Orientador: Roberto Leher.
2022 SER PROFESSORA EM TEMPO DE COVID-19: SITUAÇÃO LABORAL DE MULHERES DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I DO SISTEMA PRIVADO DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO NOS ANOS DE 2020 E 2021 Jade Prata Bueno Barata Orientador: Roberto Leher
2021 A política de editais como religião laica: o legado dos governos PT para a formação docente Renata Lucia Baptista Flores Orientadora: Olinda Evangelista Empresas de educação superior na bolsa de valores: conflitos laborais e trabalho docente Thayse Ancila Maria de Melo Gomes Orientador: Roberto Leher
2020 A proposta de escola unitária do forum nacional em defesa da escola pública. Outra hegemonia frente ao projeto do capital Juliana Argolo Silva Orientadora: Vania Cardoso da Motta
2019 Comperj na educação do leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 – 2016) Marcos Vinicius Moreira Lamarão Orientador: Roberto Leher Os mestrados profissionais em Educação Luciane da Silva Nascimento Orientador: Roberto Leher Hegemonia do capital financeira na educação brasileira: a atuação do Itaú Unibanco na política educacional Nívea Silva Vieira Orientador: Vania Cardoso da Motta Empresariamento da Educação: Instituto Ayrton Senna e a política de competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro David Santos Pereira Chaves Orientadora: Vania Cardoso da Motta Financeirização no ensino superior: a educação como fronteira de valorização e acumulação de capital – o caso da Kroton Educacional Pedro Henrique de Sousa Tavares Orientador: Roberto Leher
2018 Educação e capital-imperialismo: as influências político-pedagógicas do Banco Mundial nas relações entre Brasil e Moçambique Inny Bello Aciolly Orientador: Roberto Leher As políticas de ciência e tecnologia a partir da criação do Ministério de Ciência e Tecnologia: um novo padrão de pesquisa e as implicações para as universidades públicas Simone Silva Orientador Roberto Leher Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras Amanda Moreira Orientadora: Vania Cardoso da Motta
2015 A Fundação Leão XIII educando os favelados Reginaldo Scheuermann Costa Orientador: Roberto Leher
2013 Política de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para gestão da governabilidade Bruno Gawryszewski Orientador: Roberto Leher A educação para transformação social e a consolidação da educação escolar burguesa: antagonismos, distanciamento e aproximações Francisco Gilson Rodrigues Oliveira Orientador: Roberto Leher
2012 Por uma pedagogia da luta e da resistência: a educação como estratégia política no MST Luiz Américo Araújo Vargas Orientador: Roberto Leher O processo de criação do curso normal superior no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa Gloria de Melo Tonácio Orientador: Roberto Leher
2007 Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio Vania Motta Orientador: Carlos Nelson Coutinho
1998 Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para "alívio"da pobreza TESE - parte1 TESE - parte2 Roberto Leher Orientador: Fernando Cláudio Prestes Motta
