2024 Educação delivery: diretrizes internacionais para a educação básica na conjuntura pandêmica ampliam a mercantilização da educação Camila Azevedo Souza e Vania Cardoso da Motta Educação financeira e formação da subjetividade neoliberal: uma análise da Estratégia Nacional de Educação Financeira Pâmella Souza e Bruno Gawryszewski VINCULAÇÃO CONSTITUCIONAL DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEPLEÇÃO DO FUNDO PÚBLICO E AUSTERIDADE Roberto Leher e Rafaela Sardinha FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE, HEGEMONIA E DEMOCRACIA: desafios frente à austeridade e ao avanço da extrema direita Roberto Leher A austeridade comprometendo o futuro da universidade pública e sua função social Simone Silva e Roberto Leher
2023: ENSINO MÉDIO NOTURNO: agruras e desafios Bruno Gawryszewski, Nathália Nery e Gisele Andrade O CARÁTER DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL Bruno Gawryszewski, Lívia Mouriño de Mello e Natália Silva Pereira RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE NITERÓI Fábio Araujo de Souza RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fábio Araujo de Souza Reforma do Ensino Médio, precarização do trabalho e dependência Pâmella Teixeira Mendes Penna Souza e Bruno Gawryszewski Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a dimensão histórico-legal em pauta Adriana Patrício Delgado Novas possibilidades históricas para a democracia e para a educação pública Roberto Leher et al. Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural Roberto Leher A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro Bruno Gawryszewski e Natália Silva Pereira
2022: Reinventando a roda: arranjos institucionais na coordenação do Curso de Pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19 Silvina Julia Fernández e Adriana Patrício Delgado Carreira docente: importante pilar para “desconjuntar” o projeto de universidade pública Claudio Rezende Ribeiro, Renata Lucia Baptista Flores e Sara Granemann Reflexos da fragmentação pós-moderna na formação de professores para a educação básica: os editais como política Renata Flores Universidade, pandemia e mudanças tecnológicas: impactos para o trabalho docente Amanda Moreira da Silva Con Bolsonaro «il nemico interno è la cultura» Paolo Vittoria e Roberto Leher A agenda pós-moderna na educação e o trabalho docente Amanda Moreira da Silva O processo da reforma do ensino médio no Rio de Janeiro Natália Silva Pereira, Maria Ciavatta e Bruno Gawryszewski Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou Camila Kipper Putzke e Bruno Gawryszewski O público e o privado diante da mercantilização da educação em Angola Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga Os Empresários e a Educação Superior: a obra de José Rodrigues como eixo de entendimento acerca das transformações da educação superior brasileira Amanda Moreira da Silva In defeat, Bolsonaro supporters launch a culture war against internal enemies Paolo Vittoria e Roberto Leher Mercantilização da educação, precarização do trabalho docente e o sentido histórico da pandemia Covid 19 Roberto Leher Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação Roberto Leher O “estranho casamento” entre ultraneoliberalismo e ultraconservadorismo e os ataques à universidade pública Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa Roberto Leher e o desafio de “escovar a história a contrapelo” Inny Bello Accioly O conformismo neoliberal e o empresariamento da educação Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa A ideologia do empreendedorismo na Reforma do Ensino Médio Brasileiro Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias e Matheus Rufino Castro O Empresariamento da Educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente Maria Carolina de Andrade e Vânia Motta Questão agrária, formação social brasileira e dependência Nilson Weisheimer, Michelle Sena Rosa de Araújo e Roberto Leher A função social da Escola Normal no tempo presente Bruno Gawryszewski e Thiago Hastenreiter Notas sobre a criação de uma associação de reitores pró-Bolsonaro Roberto Leher
2021: Ensino híbrido cai sobre o professorado Priscila Monteiro Chaves, Renata Flores e Olinda Evangelista Quando dói mais o bolso do que a alma, ou a “educação” do capital Olinda Evangelista e Renata Flores O novo Ensino Médio e a BNCC como expressão de uma educação para o consenso Marco Vinícius Moreira Lamarão Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública brasileira: a “democratização autocrática” Marco Vinícius Moreira Lamarão Técnico em Enfermagem: aspectos sobre trabalho e profissão Bruno Gawryszewski, Marília Bittencourt Bovolenta e Maria Eduarda Araújo Farias Reestruturações na cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA: desafios para organização do cooperativismo de pequenos produtores rurais Juliana Ferreira de Sousa e Roberto Leher 'Auxílio Brasil' institui os 'vouchers' escolares para destruir a educação básica pública Rafaela Sardinha e Roberto Leher Ruy Mauro Marini e seu 18 Brumário latino-americano. Resenha sobre o livro O reformismo e a contrarrevolução: estudos sobre o Chile de Ruy Mauro Marini Artur Gomes de Souza Trabalho Docente na Perspectiva da Reprodução da Força de Trabalho: Formação de professores em curso Cláudia Lino Piccinini, Lígia Karam Corrêa de Magalhães e Valéria de Moraes Vicente Moreira Relatório da PEC 32 aprovado na Comissão Especial harmoniza o 7/9, o neofascismo e os interesses do capital Roberto Leher Expressões do empresariamento da educação de novo tipo: interseções do “novo” Fundeb com as propostas de SNE e ADE Maria Carolina Andrade, Juliana Argollo, Marco Lamarão Empresariamento da educação na formação do técnico em Enfermagem Bruno Gawryszewski, Marília Bittencourt Bovolenta, Maria Eduarda Araújo Lima de Farias Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil Vania Motta, Olinda Evangelista, Rodrigo Castelo Estado, Reforma Administrativa e mercantilização da educação e das políticas sociais Roberto Leher A Formação Profissional e o Mundo do Trabalho pela Ótica de Estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio Bruno Gawryszewski Universidade Pública Federal Brasileira: Future-se e "Guerra Cultural" como Expressões da Autocracia Burguesa Roberto Leher
2020: Políticas do Ensino Superior para a Promoção do Desenvolvimento Humano Roberto Leher Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar Roberto Leher, Raquel Varela, Roberto della Santa, Henrique M. Oliveira, Antônio Coimbra de Matos, João Areosa Análise das audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular, posições políticas e embates para a reforma do Ensino Médio brasileiro Tainá Marques da Silva e Júlia Pagani Margarido Reformas educacionais no Ensino Médio: apagamento da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular Tainá Marques da Silva e Júlia Pagani Margarido Financiamento das Universidades Federais: determinantes econômicos e políticos Roberto Leher e Maria Rosimary Soares dos Santos A agenda produtividade da confederação nacional da indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Bruno Gawryszewski e Livia Mouriño de Mello Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições David Chaves, Vânia Motta e Bruno Gawryszewski O trabalho docente na educação pública fluminense frente ao empresariamento Amanda Moreira O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões Vania Motta e Maria Carolina Pires de Andrade Nas garras da autocracia: interferência governamental na escolha de reitores e liberdade de cátedra Roberto Leher A funcionalidade ideológica das concepções e percepções acerca da educação profissional Bruno Gawryszewski & Maria Carolina Pires de Andrade Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia? Bruno Gawryszewski & Joyce Pitz Monteiro Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes Maria Carolina Pires de Andrade Expansão dos cursos de serviço social na modalidade EAD: direito à educação ou discriminação educacional? Larissa Dahmer Pereira Complexo de formação de professores" da UFRJ: Desafios e apostas na construção de uma política institucional Carmem Teresa Gabriel, Roberto Leher 'Vouchers' educacionais: encontro de fundamentalismos na ofensiva contra a escola pública Roberto Leher Diferença de versões do Future-se - O DNA neoliberal, expresso em contrato de gestão, define a nova versão apresentada em 16/10/19 Roberto Leher O Trabalho Docente em Grupos Empresariais de Ensino Superior e o Mercado de Ações na Bolsa de Valores: Um Estudo a Partir dos Conflitos Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa Teaching Work in Higher Education Corporate Groups and the Stock Market: A Conflict-Based Study Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa Future-se leva adiante política de supressão da autonomia universitária Roberto Leher Democracia e autonomia universitária- Medida Provisória da escolha de reitores é parte da guerra cultural em curso Roberto Leher Darwinismo social, epidemia e fim da quarentena: notas sobre os dilemas imediatos Roberto Leher Reabertura das escolas defendida pelo presidente e seu ministro da educação é política de morte Roberto Leher Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil Notas para ações táticas emergenciais Roberto Leher Esboço de análise sobre o Projeto de Lei do Future-se Roberto Leher The teaching work in higher education business groups and the stock market on the stock exchange: A study of the conflicts Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa Dominação e Resistências na África Subsaariana: Os Ataques aos Direitos ao Conhecimento e à Vida na Agenda do Desenvolvimento Inny Aciolly
