Artigos publicados em 2023:

 

ENSINO MÉDIO NOTURNO: agruras e desafios
Bruno Gawryszewski, Nathália Nery e Gisele Andrade

 

O CARÁTER DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL
Bruno Gawryszewski, Lívia Mouriño de Mello e Natália Silva Pereira

 

RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE NITERÓI
Fábio Araujo de Souza

 

RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Fábio Araujo de Souza

 

Reforma do Ensino Médio, precarização do trabalho e dependência
Pâmella Teixeira Mendes Penna Souza e Bruno Gawryszewski

 

Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a dimensão histórico-legal em pauta
Adriana Patrício Delgado

 

Novas possibilidades históricas para a democracia e para a educação pública
Roberto Leher et al.

 

Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural
Roberto Leher

 

A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro
Bruno Gawryszewski e Natália Silva Pereira

 

Artigos publicados em 2022:

 

Reinventando a roda: arranjos institucionais na coordenação do Curso de Pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19

Silvina Julia Fernández e Adriana Patrício Delgado

 

Carreira docente: importante pilar para “desconjuntar” o projeto de universidade pública
Claudio Rezende Ribeiro, Renata Lucia Baptista Flores e Sara Granemann 

 

Reflexos da fragmentação pós-moderna na formação de professores para a educação básica: os editais como política 
Renata Flores

 

Universidade, pandemia e mudanças tecnológicas: impactos para o trabalho docente
Amanda Moreira da Silva 

 

Con Bolsonaro «il nemico interno è la cultura»
Paolo Vittoria e Roberto Leher

 

A agenda pós-moderna na educação e o trabalho docente
Amanda Moreira da Silva 

 

O processo da reforma do ensino médio no Rio de Janeiro
Natália Silva Pereira, Maria Ciavatta e Bruno Gawryszewski

Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou
Camila Kipper Putzke e Bruno Gawryszewski

 

O público e o privado diante da mercantilização da educação em Angola
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga

 

Os Empresários e a Educação Superior: a obra de José Rodrigues como eixo de entendimento acerca das transformações da educação superior brasileira 
Amanda Moreira da Silva

 

In defeat, Bolsonaro supporters launch a culture war against internal enemies
Paolo Vittoria e Roberto Leher

 

Mercantilização da educação, precarização do trabalho docente e o sentido histórico da pandemia Covid 19
Roberto Leher

 

Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação
Roberto Leher

 

O “estranho casamento” entre ultraneoliberalismo e ultraconservadorismo e os ataques à universidade pública
Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa

 

Roberto Leher e o desafio de “escovar a história a contrapelo”
Inny Bello Accioly

 

O conformismo neoliberal e o empresariamento da educação
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa

 

A ideologia do empreendedorismo na Reforma do Ensino Médio Brasileiro
Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias e Matheus Rufino Castro
O Empresariamento da Educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente
Maria Carolina de Andrade e Vânia Motta
Questão agrária, formação social brasileira e dependência
Nilson Weisheimer, Michelle Sena Rosa de Araújo e Roberto Leher
A função social da Escola Normal no tempo presente 
Bruno Gawryszewski e Thiago Hastenreiter

 

Notas sobre a criação de uma associação de reitores pró-Bolsonaro 
Roberto Leher

 

Artigos publicados em 2021:

 

Ensino híbrido cai sobre o professoradoPriscila Monteiro Chaves, Renata Flores e Olinda Evangelista

 

Quando dói mais o bolso do que a alma, ou a “educação” do capital
Olinda Evangelista e Renata Flores

 

O novo Ensino Médio e a BNCC como expressão de uma educação para o consenso
Marco Vinícius Moreira Lamarão

Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública brasileira: a “democratização autocrática”
Marco Vinícius Moreira Lamarão

Técnico em Enfermagem: aspectos sobre trabalho e profissão
Bruno Gawryszewski, Marília Bittencourt Bovolenta e Maria Eduarda Araújo Farias

Reestruturações na cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA: desafios para organização do cooperativismo de pequenos produtores rurais 
Juliana Ferreira de Sousa e Roberto Leher

'Auxílio Brasil' institui os 'vouchers' escolares para destruir a educação básica pública
Rafaela Sardinha e Roberto Leher

Ruy Mauro Marini e seu 18 Brumário latino-americano. Resenha sobre o livro O reformismo e a contrarrevolução: estudos sobre o Chile de Ruy Mauro Marini.
Artur Gomes de Souza

Trabalho Docente na Perspectiva da Reprodução da Força de Trabalho: Formação de professores em curso
Cláudia Lino Piccinini, Lígia Karam Corrêa de Magalhães e Valéria de Moraes Vicente Moreira

Relatório da PEC 32 aprovado na Comissão Especial harmoniza o 7/9, o neofascismo e os interesses do capital
Roberto Leher

Expressões do empresariamento da educação de novo tipo: interseções do “novo” Fundeb com as propostas de SNE e ADE
Maria Carolina Andrade, Juliana Argollo, Marco Lamarão

Empresariamento da educação na formação do técnico em Enfermagem
Bruno Gawryszewski, Marília Bittencourt Bovolenta, Maria Eduarda Araújo Lima de Farias

Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil
Vania Motta, Olinda Evangelista, Rodrigo Castelo

Estado, Reforma Administrativa e mercantilização da educação e das políticas sociais
Roberto Leher

A Formação Profissional e o Mundo do Trabalho pela Ótica de Estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio
Bruno Gawryszewski

Universidade Pública Federal Brasileira: Future-se e "Guerra Cultural" como Expressões da Autocracia Burguesa
Roberto Leher

Artigos publicados em 2020:

Políticas do Ensino Superior para a Promoção do Desenvolvimento Humano
Roberto Leher

Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar
Roberto Leher, Raquel Varela, Roberto della Santa, Henrique M. Oliveira, Antônio Coimbra de Matos, João Areosa
Análise das audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular, posições políticas e embates para a reforma do Ensino Médio brasileiro
Tainá Marques da Silva e Júlia Pagani Margarido

Reformas educacionais no Ensino Médio: apagamento da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular
Tainá Marques da Silva e Júlia Pagani Margarido

Financiamento das Universidades Federais: determinantes econômicos e políticos
Roberto Leher e Maria Rosimary Soares dos Santos

A agenda produtividade da confederação nacional da indústria:  qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
Bruno Gawryszewski e Livia Mouriño de Mello 

Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições
David Chaves, Vânia Motta e Bruno Gawryszewski

O trabalho docente na educação pública fluminense frente ao empresariamento
Amanda Moreira

O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões
Vania Motta e Maria Carolina Pires de Andrade

Nas garras da autocracia:  interferência governamental na escolha de reitores e liberdade de cátedra
Roberto Leher

A funcionalidade ideológica das concepções e percepções acerca da educação profissional
Bruno Gawryszewski & Maria Carolina Pires de Andrade

Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?
Bruno Gawryszewski & Joyce Pitz Monteiro

Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio: uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes
Maria Carolina Pires de Andrade

Expansão dos cursos de serviço social na modalidade EAD: direito à educação ou discriminação educacional?
Larissa Dahmer Pereira

Complexo de formação de professores" da UFRJ: Desafios e apostas na construção de uma política institucional
Carmem Teresa Gabriel, Roberto Leher

'Vouchers' educacionais: encontro de fundamentalismos na ofensiva contra a escola pública
Roberto Leher

Diferença de versões do Future-se - O DNA neoliberal, expresso em contrato de gestão, define a nova versão apresentada em 16/10/19
Roberto Leher

O Trabalho Docente em Grupos Empresariais de Ensino Superior e o Mercado de Ações na Bolsa de Valores: Um Estudo a Partir dos Conflitos
Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa

Teaching Work in Higher Education Corporate Groups and the Stock Market: A Conflict-Based Study
Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa

Future-se leva adiante política de supressão da autonomia universitária
Roberto Leher

Democracia e autonomia universitária- Medida Provisória da escolha de reitores é parte da guerra cultural em curso
Roberto Leher

Darwinismo social, epidemia e fim da quarentena: notas sobre os dilemas imediatos 
Roberto Leher

Reabertura das escolas defendida pelo presidente e seu ministro da educação é política de morte
Roberto Leher

Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil Notas para ações táticas emergenciais
Roberto Leher

Esboço de análise sobre o Projeto de Lei do Future-se
Roberto Leher

The teaching work in higher education business groups and the stock market on the stock exchange: A study of the conflicts
Thayse Ancila Maria de Melo Gomes, Roberto Leher, Hellen Balbinotti Costa

Dominação e Resistências na África Subsaariana: Os Ataques aos Direitos ao Conhecimento e à Vida na Agenda do Desenvolvimento
Inny Aciolly