CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR REDE EMANCIPA
Coordenadores: Vania Motta – vaniacmotta@gmail.com
Juliano Niklevicz – julianonik@gmail.com
Marilia Bittencourt – mariliabittencourtbovolenta@gmail.com
Descrição: Cursinho popular, comunitário ou alternativo é um projeto educacional elaborado por um coletivo que tem como objetivo proporcionar acesso aos conhecimentos exigidos nos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Com apoio e coordenação do Colemarx a Rede Emancipa passa a ser uma atividade singular de extensão universitária da UFRJ.
A Rede Emancipa é um movimento social de cursinhos populares que tem o objetivo de defender o direito à universidade pública e de qualidade para todas e todos, nascido na Grande São Paulo, em 2007. Atualmente, a Rede Emancipa conta com cinco cursinhos em São Paulo; três no Pará; um em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e um em Montes Claros, Minas Gerais.
A Rede Emancipa parte do pressuposto que a educação pública é um patrimônio coletivo a ser defendido e sua qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, busca ampliar suas possibilidades de futuro pessoal e profissional dos jovens trabalhadores da camada popular e, ao mesmo tempo, difundir uma educação crítica. Por educação crítica compreende, por exemplo, desenvolver com os alunos a consciência de que o sistema educacional público brasileiro pode ser alterado para melhor.
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POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: leituras críticas e reflexões
Coordenação: Ligia Karam Corrêa de Magalhães – ligiakaram@gmail.com
Professores/Pesquisadores integrantes: Adriana Patrício Delgado (adrypatry@hotmail.com), Claudia Lino Piccinini (clpiccinini@gmail.com), Renata Lucia Baptista Flores (renataflores2010@gmail.com)
Descrição: Este curso de extensão objetiva discutir e problematizar aspectos centrais da articulação entre trabalho e formação de professores e políticas educacionais, buscando (1) compreender tensões e embates do campo da educação contidas em políticas educacionais homologadas a partir dos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que tais políticas têm forma(ta)do os profissionais da educação, ao mesmo tempo em que (con)formam seu trabalho; (2) estabelecer a troca de saberes junto aos participantes do curso oferecido às professoras/es atuantes na Educação Básica ou IES públicas. Organizado com 40 vagas à docentes e 10 vagas à estudantes extensionistas de Licenciaturas da UFRJ e 40 horas/aula, em que serão abordadas temáticas que nos parecem pouco (ou nada) contempladas durante a formação para a docência e que constituem práticas e políticas vinculadas à formação e ao trabalho docente, referidas à plano de carreira, condições de trabalho, infraestrutura, ensino médio, organização escolar, política de editais, processos pedagógicos, currículo, políticas de acesso e permanência do/a estudante nas escolas, qualidade do ensino, dentre outros. O enfrentamento desses temas complexos se estruturará com 10 encontros, em torno de foros de discussão em defesa da escola pública democrática e de qualidade, fundamentados no debate crítico sobre concepções de ensino e de aprendizagem, funções da escola e o perfil do egresso em todos os níveis de ensino, problematizando a formação da força de trabalho como fim.
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PROJETO FORMAÇÃO. FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SÓCIO-POLÍIICA PELA PESQUISA, REFLEXÃO, AÇÃO NO DIÁLOGO UNIVERSIDADE-ESCOLA E SINDICATOS
Coordenação: Cláudia Lino Piccinini – clpiccinini@gmail.com
Pesquisadores integrantes: Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Leny Cristina Soares Souza Azevedo, Renata Flores
Equipe de professores colaboradores: Profª.Drª Glória de Melo Tonácio (Professora pesquisadora do GEPES, Doutora em Educação-UFRJ, Mestre em Educação- UFJF, Pedagoga-UERJ), Profª Débora Sabina (Professora do Colégio Pedro II, Pedagoga-UFRJ), Elena Martins Ignácio (Sindicalista e Professora do Colégio Pedro II)
Equipe de estudantes (2020 – atual): Renan Santos, João Victor Souza Couceiro e Aline Shimada.
Descrição: O Projeto “FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SÓCIO-POLÍTICA PELA PESQUISA, REFLEXÃO, AÇÃO NO DIÁLOGO UNIVERSIDADE-ESCOLAS-SINDICATOS” visa à promoção de intercâmbio entre os Grupos de Trabalho do COLEMARX, da Faculdade de Educação da UFRJ, com as instituições parceiras – sindicatos de professores -, para o desenvolvimento de ações integradas de extensão, pesquisa e ensino, como parte do Programa Institucional de Bolsas para Cursos de Extensão, a ser executado no ano de 2016. As ações incluem primeiramente a elaboração de atividades de formação continuada para atualização de professores, nosso público-alvo, com ações de difusão e democratização do conhecimento produzido pelos GTs do COLEMARX, voltados aos interesses de formação sócio-política das instituições parceiras, através de cursos, oficinas e mesas de debate, cujo foco estará nas políticas públicas de educação, principalmente aquelas que envolvam transformações no mundo do trabalho, e no mundo do trabalho docente. O projeto contará com a participação de bolsistas, pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Educação e licenciandos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e de outras licenciaturas, visando intervir no processo de formação inicial. Como resultado espera-se ampla participação e engajamento dos parceiros nas atividades de planejamento e execução, na: (i) construção de dois grandes seminários de divulgação e estudos, (ii) na produção de site e blogs destinados a divulgar métodos de pesquisa e a produção dos pesquisadores, além de divulgar as reflexões dos professores da educação básica, (iii) participação sistemática em eventos da área de educação e outros eventos organizados pelos sindicatos docentes.
O PROJETO na versão 2015 foi aprovado no Edital FAPERJ N.º 36/2014 – Programa “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2014”.
No período de pandemia o Projeto desenvolverá materiais de divulgação científica, principalmente a partir do estudo de temas controversos da contemporaneidade, como: Ensino e trabalho remoto; BNCFormação e BNCFormação Continuada, Precarização do trabalho docente, Itinerários Formativos no NEM, Condições de trabalho e investimentos na escola pública, Diálogos pós pandemia, dentre outros.