*** TESES ***
2023
-
- NOSSA ESCOLA, NOSSAS REGRAS: uma análise libertária das ocupações de escolas
Guilherme Xavier de Santana
Orientador: Wallace dos Santos de Moraes.
- NOSSA ESCOLA, NOSSAS REGRAS: uma análise libertária das ocupações de escolas
-
- O financiamento da Educação Infantil e dilemas estruturais do Brasil: classe, raça e capitalismo dependente
Débora Sabina da Silva Geraldo
Orientador: Roberto Leher.
- O financiamento da Educação Infantil e dilemas estruturais do Brasil: classe, raça e capitalismo dependente
-
2021
- A política de editais como religião laica: o legado dos governos PT para a formação docente
Renata Lucia Baptista Flores
Orientadora: Olinda Evangelista
- A política de editais como religião laica: o legado dos governos PT para a formação docente
2020
-
- A proposta de escola unitária do forum nacional em defesa da escola pública. Outra hegemonia frente ao projeto do capital
Juliana Argolo Silva
Orientadora: Vania Cardoso da Motta
- A proposta de escola unitária do forum nacional em defesa da escola pública. Outra hegemonia frente ao projeto do capital
2019
-
- Comperj na educação do leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 – 2016)
Marcos Vinicius Moreira Lamarão
Orientador: Roberto Leher - Hegemonia do capital financeira na educação brasileira: a atuação do Itaú Unibanco na política educacional
Nívea Silva Vieira
Orientador: Vania Cardoso da Motta - Empresariamento da Educação: Instituto Ayrton Senna e a política de competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
David Santos Pereira Chaves
Orientadora: Vania Cardoso da Motta - Financeirização no ensino superior: a educação como fronteira de valorização e acumulação de capital – o caso da Kroton Educacional
Pedro Henrique de Sousa Tavares
Orientador: Roberto Leher
- Comperj na educação do leste fluminense: as estratégias do empresariado para educar os trabalhadores e impactos da crise recente (2008 – 2016)
2018
-
- Educação e capital-imperialismo: as influências político-pedagógicas do Banco Mundial nas relações entre Brasil e Moçambique
Inny Bello Aciolly
Orientador: Roberto Leher - As políticas de ciência e tecnologia a partir da criação do Ministério de Ciência e Tecnologia: um novo padrão de pesquisa e as implicações para as universidades públicas
Simone Silva
Orientador Roberto Leher - Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras
Amanda Moreira
Orientadora: Vania Cardoso da Motta
- Educação e capital-imperialismo: as influências político-pedagógicas do Banco Mundial nas relações entre Brasil e Moçambique
2016
-
-
A Fundação Leão XIII educando os favelados (1947-1964)
Reginaldo Scheuermann Costa
Orientador: Roberto Leher
-
2013
-
- Política de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para gestão da governabilidade
Bruno Gawryszewski
Orientador: Roberto Leher -
A educação para transformação social e a consolidação da educação escolar burguesa: antagonismos, distanciamento e aproximações
Francisco Gilson Rodrigues Oliveira
Orientador: Roberto Leher
- Política de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para gestão da governabilidade
2012
-
- Por uma pedagogia da luta e da resistência: a educação como estratégia política no MST
Luiz Américo Araújo Vargas
Orientador: Roberto Leher -
O processo de criação do curso normal superior no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa
Gloria de Melo Tonácio
Orientador: Roberto Leher
- Por uma pedagogia da luta e da resistência: a educação como estratégia política no MST
2007
-
- Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio
Vania Motta
Orientador: Carlos Nelson Coutinho
- Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio
1998
-
- Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para “alívio”da pobreza
TESE – parte1 TESE – parte2 - Roberto Leher
Orientador: Fernando Cláudio Prestes Motta
- Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para “alívio”da pobreza