****** DISSERTAÇÕES *****
2022 EDTECHS E COGNA: Novas expressões da subordinação da educação ao capital Vinícius de Moraes Campos Azevedo Orientador: Bruno Gawryszewski
2021 A escola normal na encruzilhada: caminhos e descaminhos das jovens professoras formadas pelo Colégio Estadual Júlia Kubitschek Thiago Hastenreiter Orientador: Bruno Gawryszewski
2020 Financeirização da Educação Básica: tendências no período 2010-2019 Hellen Balbinotti Costa Orientador: Roberto Leher Base nacional comum e o novo ensino médio: expressões do empresariamento da educação de novo tipo em meio à crise orgânica do capitalismo brasileira Maria Carolina Pires de Andrade Orientadora: Vania Cardoso da Motta Programas escolas do amanhã: o que está posto após 10 anos Camila Patricia Kipper Putzke Orientador: Bruno Gawryszewski
2017 Contratação de professores temporários nas redes estaduais de ensino no Brasil: implicações para a categoria docente Thayse Ancila Maria de Melo Gomes Orientadora: Vania Cardoso da Motta O processo de mercantilização de novo tipo de ensino superior brasileiro: uma proposta de análise crítica da expansão da Kroton educacional Rodrigo Medeiros da Silva Orientador: Roberto Leher A cruzada do capital pela hegemonia do chão da escola: a ideologia da qualidade da educação e a Gestão Integrada da Escola (GIDE) como mecanismo de controle do mercado Rebeca Martins de Souza Orientadora: Vania Cardoso da Motta
2016 Greve de professores em Santa Catarina: a luta do magistério no discurso do jornal diário catarinense Carla Cravo Orientadora: Vania Cardoso da Motta Formação continuada dos professores: análise da agenda do Todos Pela Educação e de sua atuação como forma de partido Débora Sabina da Silva Geraldo Orientador: Roberto Leher
2015 Arranjos de Desenvolvimento de Educação (ADE): Regime de colaboração de 'novo' tipo e mecanismo de reformulação do Sistema Nacional de Educação sob a direção do empresariado brasileiro Juliana Argollo Silva Orientadora: Vania Cardoso da Motta Sob nova direção: o gerenciamento empresarial na rede pública estadual do Rio de Janeiro (2010-2014) Marlon da Costa Guimarães Orientadora: Vania Cardoso da Motta
2014 Os fundos de investimentos e o movimento do capital no ensino superior privado: mercantilização de novo tipo? Pedro Henrique de Sousa Tavares Orientador: Roberto Leher Trabalho docente e a expropriação do conhecimento do professor: movimento todos pela educação e legislação educacional 2007-2014 Carmen Cunha Rodrigues de Freitas Orientador: Roberto Leher Educação sob controle do capital financeiro: o caso do Programa Nacional do Livro Didático Daniele Cabral de Freitas Pinheiro Orientador: Roberto Leher
2013 O conselho do Fundeb no município de Itaboraí e a democracia da terceira via: uma análise crítica Marco Vinicius Moreira Lamarão Orientador: Roberto Leher O projeto procentro e as escolas charter: investigação de um modelo educacional defendido pela Fundação Itaú Social Rafaela Campos Sardinha Orientador: Roberto Leher A universidade aberta do Brasil e a formação do professor de sociologia à distância Letícia Bezerra de Lima Orientador: Roberto Leher O que o museu tem a ver com a educação? Educação, cultura e formação integral: possibilidades e desafios de políticas públicas em educação museal na atualidade Fernanda Santana Rabello de Castro Orientador: Roberto Leher
2012 Pesquisa científica, editais de financiamento e heteronomia acadêmica Simone Silva Orientador: Roberto Leher
2011 Movimentos sociais e a luta pelo público na educação: escolas intenerantes no Brasil e bacharelados populares na Argentina Alice Coutinho da Trindade Orientador: Roberto Leher Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia: disputas e "consensos"no Conselho Nacional de Educação Mariana dos Reis Santos Orientador: Roberto Leher Lei Nacional de Aprendizagem: uma abordagem crítica dos projetos de formação de aprendizes Paulo Bastos Orientador: Roberto Leher
2010 O centro de ações solidárias na Maré (CEASM) e a nova pedagogia da Hegemonia: tensões entre a militância e o ethos empresarial Reginaldo Scheuermann Costa Orientador: Roberto Leher