O conjunto de pesquisas do GT Trabalho-Educação tem como problemática central os encaminhamentos de políticas públicas de educação brasileira, destacadamente no tocante à formação da força de trabalho no ensino médio e na educação profissional, tendo em vista: i) o processo histórico de hegemonia e ajuste da concepção econômica de educação, conforme conjuntura político-econômica e expressa pelas ideologias do desenvolvimento econômico, do capital humano e do capital social; ii) os traços estruturais da sociedade brasileira, de tipo capitalista dependente; iii) as forças sociais internas e externas, em particular, os organismos internacionais; iv) a atuação dos aparelhos privados de hegemonia empresariais na educação e implicações na educação pública e no trabalho docente; v) relação entre educação e “questão social” e parcerias público-privadas.
Na análise de conjuntura, buscamos identificar como a classe dominante e suas respectivas frações vêm operando na educação básica pública em três momentos da dinâmica de correlação de forças: i) econômico-corporativo – na formação do “exército industrial de reserva” (EIR) e na mercantilização da educação, inclusive a disputa pelos recursos públicos; ii) político-estatal: disputando os encaminhamentos de políticas públicas de educação, articulando desenvolvimento econômico e administração da “questão social”; iii) ético-político: se organizando como classe para construir sua hegemonia (direção política e ideológica) nas redes públicas de ensino.
Principais categorias e conceitos teórico-metodológicos: Trabalho-educação; Estado ampliado, Estado educador, intelectuais e aparelhos privados de hegemonia, bloco histórico e hegemonia (Gramsci); bloco no poder (Poulantzas); lei geral de acumulação do capital – EIR, mercantilização da força de trabalho e da educação (Marx); capitalismo dependente (Fernandes, Marini, Oliveira); “questão social”; empresariamento da educação de novo tipo.
Pesquisas atuais: A atuação do empresariado na educação, no tocante à formação da força de trabalho na educação profissional e no ensino médio; a implementação das reformas educacionais da educação básica brasileira, tais como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e a educação de tempo integral; reconfiguração precarizada do trabalho docente; o redesenho da concepção de Sistema Nacional de Educação nos moldes da concepção de “arranjos de desenvolvimento da educação” (ADEs); Fundeb e o financiamento das redes municipais e estadual de educação básica do Rio de Janeiro.
Coordenação
Vânia Motta (Professora FE/PPGE-UFRJ)
Bruno Gawryszewski (Professor FE/PPGE-UFRJ)
Fábio de Araújo Souza (Professor FE/PPGE-UFRJ)
Integrantes
Amanda Rodrigues Gonçalves (IC-UFRJ/História)
Artur Gomes de Souza (Doutorando PPGE/UFRJ)
Beatriz Mamede de Oliveira (Mestranda PPGE/UFRJ)
Daniele Xavier de Oliveira (Mestranda PPGE/UFRJ)
Fábio Braga do Desterro (Doutorando PPGE/UFRJ)
Gisele Andrade Figueira (Mestranda PPGE/UFRJ)
Isabela Felipe de Oliveira (IC-UFRJ/Ciências Sociais)
Juliana Ferreira da Cruz (Mestranda PPGE/UFRJ)
Juliana Argollo Silva (Doutora PPGE/UFRJ)
Leandro Martins Costa (Doutorando PPGE/UFRJ)
Luana Brito de Carvalho (IC - UFRJ / História)
Marco Vinícius Moreira Lamarão (IFF/Rio das Ostras)
Maria Carolina Pires de Andrade (Doutoranda PPGE/UFRJ)
Marília Bittencourt Bovolenta (Mestranda PPGE/UFRJ)
Nathalia Nery (Mestranda PPGE/UFRJ)
Pablo Augusto Ribeiro Santos da Silva (Mestrando PPGE/UFRJ)
Pâmella Teixeira Mendes Penna Souza (Mestranda PPGE/UFRJ)
Raphael Guilarducci (Doutorando PPGE/UFRJ)
Vinícius de Moraes Campos de Azevedo (Mestre PPGE/UFRJ)