Artigos publicados até 2015

 

Parceria público/privada entre o Insttituto Ayrton Sena e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro:  estudo de caso

David Santos Pereira Chaves & Vania Motta

Financiamento e heteronomia na pesquisa acadêmica (1950-1990)

Simone Silva & Roberto Leher

Mudanças no pensamento sobre desenvolvimento: o novo-desenvolvimentismo brasileiro

Vania Motta

Em curso um sistema nacional de educação nos moldes dos arranjos de desenvolvimento da educação

Vania Motta & Juliana Argollo

Perfil do corpo docente, tutorial e de coordenações de cursos de serviço social na modalidade de EAD

Larissa Dahmer Pereira

A universidade sob céu de chumbo: a heteronomia instituída pela ditadura empresarial-militar

Roberto Leher & Simone Silva

Todos pela educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira

Roberto Leher & Olinda Evangelista

A universidade reformanda: atualidade para pensar tendências da educação superior 25 anos após sua publicação

Roberto Leher

Empresários como condutor conduttori da “reforma”da educação básica pública brasileira

Vania Motta

Cientista do amanhã: parceria público-privada na formação científica municipal do Rio de Janeiro

Bruno Gawryszewski

Análise comparativa entre expansão dos cursos de serviço social EAD e presenciais

Larissa Dahmer Pereira

Trabalho docente crítico como dimensão do projeto de universidade

Roberto Leher

Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação

Vania Motta

Os impactos do índice de desenvolvimento da educação básica na educação pública fluminense e seus reflexos nos trabalhadores docentes

Amanda Moreira

Trabalho docente no contexto de reestruturação do trabalho pedagógica em face das mudanças ocorridas nas políticas

Amanda Moreira

O programa escolas do amanhã e a escola pública para a classe trabalhadora 

Bruno Gawryszewski

Megaeventos esportivos e indústria bélica: expressões do capitalismo contemporâneo

Bruno Gawryszewski  & Marcelo Melo

A regulação do trabalho docente no contexto da reforma gerencial da educação

Jussara Marques de Macedo &  Rodrigo Lamosa

Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente

Lígia Karam, Leny Cristina

Um novo padrão de financiamento e um novo tipo de pesquisa

Simone Silva

PNE 2014: o lugar da democracia, da escola pública e da autonomia institucional

Vania Motta

Arranjos de desenvolvimento da educação: regime de colaboração de ‘novo’ tipo como estratégia do capital para ressignificar a educação pública como direito

Vania Motta & Juliana Argollo

A formação do Exército Industrial de Reserva e a precarização da Educação no Brasil: uma reflexão preliminar

Vania Motta & Marcos Lamarão