INSCRIÇÕES PARA OS MINICURSOS ENCERRADAS!

 

 

 

 

Programação:
4/Outubro/21 – segunda-feira
16h Mesa de abertura "Crise orgânica, contrarreformas e educação"
Roberto Leher e Virgínia Fontes
5/Outubro/21 – terça-feira
9:30h Minicurso Os desafios contemporâneos do financiamento da educação básica no Brasil
Marco Lamarão, Rafaela Sardinha e Fábio Souza
EMENTA: Capitalismo dependente, financiamento da educação pública, história do financiamento da educação pública no Brasil. A economia política e o financiamento da educação básica no país (modo de produção capitalista e as recentes investidas do capital às verbas públicas da educação). Os dados do financiamento da educação básica no RJ (2007-2020) (efeitos do fundeb, royalties, salário-educação e outros).
18:30h Minicurso "BNCC do Ensino Médio do Rio de Janeiro"
Cláudia Piccinini, Adriana Delgado e Lígia Karam
EMENTA: Análise da integração curricular presente na Base Nacional Comum curricular do Ensino Médio e, em especial da Proposta do Rio de Janeiro; a noção de flexibilização e de itinerários formativos; concepção de professores frente a proposta de integração; formação do trabalhador de “novo” tipo.
6/Outubro/21 – quarta-feira
18:30h Minicurso "Empresariamento da educação de novo tipo"
Vânia Motta, Maria Carolina e Artur Souza
EMENTA: As novas determinações do capital que se configuraram no bloco histórico neoliberal trouxeram mudanças estruturais e superestruturais com implicações diretas no campo da educação. Nesta oficina, tendo em vista algumas reformas na educação brasileira operadas pelo empresariado, tais como BNCC, NEM, SNE-ADE, vamos abordar algumas dessas implicações:  empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões (mercantilização, mercadorização e subsunção da educação); metamorfose do mundo do trabalho docente (relações de trabalho e reconfiguração do trabalho docente).
7/Outubro/21 – quinta-feira 
9:30h Minicurso "Financeirização da Educação Superior"
Luciane Nascimento e Andreia Cruz
EMENTA: Exame da financeirização da educação superior com o recorte da expansão da Educação a Distância, a constituição de oligopólios. Metodologia da atividade: mesa aberta com a participação do público. Pretendemos sugerir a produção de uma carta aberta contrária ao ensino híbrido como prática mesmo após a retomada das aulas presenciais e a expansão da EaD nas universidades públicas.
18:30h Minicurso "Financeirização da Educação Básica"
Hellen Balbinotti e Daniele Pinheiro
EMENTA: Apresenta a investigação da ampliação dos conglomerados educacionais para o segmento da educação básica, através do mapeamento do movimento (aquisições e expansão) das grandes corporações educacionais sob o controle de fundos de investimentos. Aborda o processo de aquisição de instituições, bem como o aumento da estratégia da venda de produtos educacionais que envolvem a apropriação do fundo público por meio de programas como Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), estruturando o que chamamos de processo de concentração de grupos, segmentação do mercado e da influência sobre a educação pública por meio dos chamados sistemas de ensino, apostilas e livros didáticos.
8/Outubro/21 – sexta-feira
16h Mesa de encerramento “A organização da classe trabalhadora e a luta pela educação pública”
Amanda Moreira e Mauro Iasi
EMENTA: Baseado na atual conjuntura, discutir sobre as tarefas e possibilidades de organização da classe trabalhadora; avaliar a correlação de forças da luta de classes e como está posicionado o campo da esquerda para os enfrentamentos a curto e médio prazo; de que maneira a organização da classe trabalhadora poderá impulsionar a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade; perspectivas de um projeto popular para a educação pública.